terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

Papa de aveia, como fazer?

Esta é para ti Jo :)

Faço as papas de aveia de duas maneiras, uma mais rápida e a segunda que agora me sabe melhor só porque tenho tempo:

Ingredientes:
- 3 colheres de sopa de flocos de aveia 
(não convém ser daqueles enormes e duros, senão a papa não fica papa... costumo usar destas ou destas - PG, lidl e mini preço)

- 1 banana em rodelas (metade misturado na papa e metade como topping)

- bastante canela

- água 

MODO RÁPIDO:
Ponho na tigela onde quero comer a aveia, rodelas de meia banana, a canela e água a cobrir tudo. Não precisa de mel porque a banana já é bem doce. Meter a tigela no micro-ondas durante 3/4 min. sem ser na potência máxima. Depende um pouco de micro para micro, convém ir dando um olhinho não vá sair tudo por fora.

MODO NORMAL:
Colocar as mesmíssimas coisas numa panela, cobrir de água e levar ao lume, baixinho. Ir mexendo sempre até ter a consistência desejada. Não demora muito mais que a anterior, mas suja mais uma panela.

Cobrir as papas com a restante meia banana.

Papa de aveia com maccacino


Isto é a minha receita base. A partir daqui invento. 
Já fiz com maçã ou pêra e fica bom. 
Já fiz sem fruta então misturei uma colher de sobremesa de mel. 
Já fiz com farinha de aveia e ficam mesmo tipo mousse, mas não gosto tanto dessa consistência. Além disso, podem juntar-se outras farinhas. Colocar menos uma colher de aveia e juntar uma colher de alfarroba, ou maccacino, ou outra coisa qualquer. Os toppings, é o que houver de fruta e sementes!


Se nunca provaram, provem!
Não dá mais trabalho que cortar um pão e barrá-lo com doce. 

6 comentários:

Dona de Casa disse...

Eh pá, tou a olhar para a papa e tenho vontade de experimentar (Isto porque ODEIO papas na sua generalidade); só dá é para fazer ao fds porque normalmente só tomo o pequeno-almoço no trabalho (agora é chà e pão de mistura com doce sem açúcar-do Celeiro- e aos quais misturo sementes de linhaça).

Nada disse...

Ai eu fazia tantas vezes e agora que vi o post é que me ocorreu ao tempo que não como papas de aveia. Ai tenho que fazer antes que acabe o frio =P
As tuas têm um aspecto...que sim senhora... =D

N. disse...

Eu nunca acerto com as papas de aveia, mas é sempre boa altura para tentar novamente. :)

Sofia disse...

Eu faço na proporção 30g de aveia para 150ml de liquido (água ou bebida de arroz) com muuuuuiiiiita canela... Às vezes uma casca de limão.
Normalmente junto bagas goji e pasta de amendoim no fim.
Não é o meu pequeno-almoco preferido mas às vezes apetece.

Quanto à aveia, normalmente utilizo a do lidl. No outro dia comprei instant oats da prozis (sem ser dos de sabores) e nao gostei tanto. Fica tipo cerelac. Mas agora tenho de a comer..... :P

Jo disse...

Ahh obrigado!! :)

Olha, a tua receita é parecida com a que já experimentei e gostei :) Confesso que nunca experimentei fazer no microondas, mas acho que vou experimentar, que deve ser mais rápido - mas claro, acredito que não fique tão bom! Vou ver... :) Nunca variei muito nem nunca experimentei sem a banana, só as papas... Mas vou aproveitar a dica do mel, parece-me bem, tenho que provar! :)

Andreia Franganito Pratas disse...

Eu não sei fazer papas de aveia, não sei pronto, desisti há muiiiito tempo. Aliando ao facto de aquilo nunca me correr bem e de não ter paciência para grandes cozinhados de manhã e agora que o tempo está fresquinho e apetece mais um pequeno almoço reconfortante tenho feito overnightoats.
Faço assim preparo à noite, chia, canela um scoop de proteína sem sabor + um scoop de aveia e leite vegetal até cobrir, de manha é só aquecer no micro-onda e misturar com uma banana esmagada ;)