segunda-feira, 17 de outubro de 2016

Outubro rosa para nunca esquecer

Estamos no Outubro rosa. 
Há mais ou menos um ano estava a dar uma entrevista para o Goucha. 
Há mais ou menos um ano andava a engendrar planos para  conquistar Mr. Pannacotta. 
Passado um ano (agora) vi-me assombrada pela mutação do BRCA1. 

É incrível que seja a 2ª vez que, ao fim de um ano de namoro, sou [somos] confrontada com situações tão difíceis e tão complexas como um cancro ou a possibilidade de nunca poder gerar filhos (e digo gerar, não digo ter). 
Não me parece nada justo que eu [ou eles] tenha que passar por isto, que não afeta apenas a minha vida, mas também a de quem me acompanha, numa altura em que devíamos estar focados em construir uma relação sólida, mas divertida e sem preocupações destas.
A vida não é justa para mim, nem para qualquer pessoa que tenha que ultrapassar tais adversidades, sejam maiores ou menores que as minhas.


Numa das últimas consultas queixei-me ao meu médico.  
Disse-lhe que já quando descobri o cancro andava há um ano com o Peter Pan e que agora, voltava a ter que por tudo em causa com o Mr. Pannacotta, quando nem há um ano estávamos juntos. Ele sorriu, fez o ar preocupado e intrigado dele e prosseguimos a conversa.
Entretanto, ficou de estudar o meu caso, esta coisa da genética,  que é tão recente que até ele não estava assim tão dentro do assunto. Ligou-me a pedir para ir falar com ele no último sábado.  Depois de um "vai não vai" o Mr. lá acabou por ir comigo para levar um choque de informação.

A conversa correu melhor do que o que eu esperava e para já,  como ainda não há certezas que a mutação esteja associada ao cancro vamos manter a vigilância apertada, com exames regulares e novos exames que nunca fiz.
Para o Mr. foi mesmo importante ouvir tudo o que foi dito. Tornou-o oficialmente membro deste clube. 


O melhor médico do mundo encerrou a conversa com uma deixa para o Mr.:


"Vou-lhe contar uma coisa que provavelmente você ainda não saberá sobre a L. 
Ela é a pessoa mais corajosa que eu alguma vez conheci a combater esta doença. Fazíamos quimioterapia e ela no dia seguinte ia para o ginásio - disse com um sorriso orgulhoso.
Sempre que nós, médicos, aqui no serviço  temos que dar um exemplo, é da L. que falamos. É o nosso caso modelo."

E disse isto, ali, à minha frente, com os meus olhos postos nele e eu com o pensamento tão bom de saber que tenho uma médico/pai.

24 comentários:

Love Adventure Happiness disse...

O Mr. está contigo porque quer, não sintas peso extra porque já chega o que carregas 'tá bem?!
Se ele está contigo é porque quer, ele sabe o que pode vir, o que já passou e quer estar contigo porque gosta de ti :D

Aprender a viver. disse...

Vamos lá em frente que atrás vem gente... No Santa Maria também eu sou o caso modelo! Vamos la continuar a batalha sem esmorecer 😘😘😘😘😘

Ssol disse...

L. Força nisso. A vida ainda tem muito boas surpresas reservadas para ti. Tenho a certeza disso;) **

Agridoce disse...

Que tu és uma pessoa corajosa, já nós sabíamos :) E tenho a certeza que o Mr. Pannacotta também sabe :)

Por muito que te custe, deixa-o fazer parte desse clube. Com tudo o que contas da vossa relação, dá para perceber que é um Homem a sério, que está contigo para o bom e para o mau, na saúde e na doença. Quanto mais ele souber, mais te pode ajudar e compreender. Percebo que o queiras proteger, mas ele parece-me crescido o suficiente para não precisar de ser protegido ;)

Ainda ontem era para te ter enviado mensagem a perguntar se havia novidades. Vejo que decidiram esperar, e parece-me muito bem!

Continua a viver a vida, a aproveitar e a sorrir muito :)

Abraço gigante!

Filipa Silva disse...

Mais um contratempo que a vida colocou no teu caminho, mas que com toda a certeza vais conseguir superar. Força, acredita! Eu acredito!! <3
Bjinhos e um abraço bem forte!

м♥ disse...

Tens razão: não é justo que tenhas que enfrentar estas coisas numa altura tão especial e importante nem o é para eles, que são "arrastados" para este problema tão grave. Mas acredito que "o que não nos mata, deixa-nos mais fortes" e tal pode ser decisivo para conheceres melhor a pessoa que tens ao lado, se vale ou não a pena. Espero que valha! Espero que ultrapassem tudo juntos! Muita força para vocês.

Teresa disse...

Esse Mr Panna...
Vais ver que tudo vai correr bem e que muitos momentos de felicidade a dois ainda estão para vir!

NaRiZiNhO disse...

e a realidade é que és um exemplo para muitos.
é estranho, mas muitas vezes falo de ti... quase como se fosses minha amiga pessoal.
beijinho

Moa disse...

Vai correr tudo bem, és mesmo uma força da natureza! Lembro-me bem de qdo foste ao Goucha Beijinhos

alejandra disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
alejandra disse...

emocionaste-me, L.! gosto muito de ti <3

Dona de Casa disse...

O amor tem destas coisas, por isso é que acho que os Votos de Casamento , na alegria e tristeza, tão antiquados e lamechas que são, traduzem o que uma relação tem de ser. É nessas alturas que se separam os Homens dos ratos. O Mr. Pannacotta é um Homem, isso tenhp a certeza. Força, tu és fantástica.

Estudante disse...

:))

Ir para o ginásio depois da quimio... grande mulher ;)

Jo disse...

Espectacular o teu médico. Também tinha que estar à tua altura, certo? ;) Beijinho grande!

Angela Costa disse...

És uma rapariga chia de força e a vida vai trazer muitas alegrias.
Fiquei de lágrima no olho de te ler :)
Big Kiss

Sónia RM disse...

O melhor ainda está para vir ;)

Joana disse...

Até eu que não te conheço "sinto" força nas palavras que escreves.
Eu não podia estar mais de acordo, esta situação é injusta, ainda para mais na fase de vida em que te encontras. Mas acredito que vai correr tudo pelo melhor e que daqui a um ano as coisas estarão melhores.

Cissi disse...

A única certeza que a vida nos dá é que o dia de hoje já passou, o de amanhã é uma incógnita para todos... Os nossos sonhos dependem antes de tudo, da nossa vontade, do nosso querer, da nossa força e isso sim está na tua genética .... segue sem medo... ;-)

Cissi disse...

A única certeza que a vida nos dá é que o dia de hoje já passou, o de amanhã é uma incógnita para todos... Os nossos sonhos dependem antes de tudo, da nossa vontade, do nosso querer, da nossa força e isso sim está na tua genética .... segue sem medo... ;-)

Maria disse...

miuda saio daqui sempre com a certeza que sairás sempre vencedora de todas as batalhas que a vida te dê!!

Coquinhas disse...

Eu sempre disse e acredito "és a maior" :D

Eva Luna disse...

É aos poucos que a vida vai dando certo e apesar de todas as adversidades estás forte na luta e bem acompanhada que é o que importa :)

Lady Cat disse...

Ainda existem príncipes encantados (ou lá o que lhes quisermos chamar), eu tenho um. E tu parece que também tens... o Mr. Panna está aí contigo para o que der e vier :) Juntos é sempre mais fácil.

Beijooo

N. disse...

Força L.! Esse pequeno verme não tem hipóteses! :)