terça-feira, 28 de junho de 2016

Antiga, Mui Nobre, Sempre Leal e Invicta Cidade do Porto

Já tínhamos marcado férias há muito, na esperança de ir ao São João no Porto. Fiz as combinações todas com as amigas, dormir na casa de uma, passar a noite de São João com outra e jantar no fim de semana numa outra. Sempre que chego ao Porto fico de coração cheio. É o meu Porto, onde vivi 5 anos, onde passei por coisas tão importantes e fiz os meus amigos prá vida. 
Este Porto está diferente do meu. Mas diferente para melhor. Mais gente, mais turistas, mais lojas, mais restaurantes, mais oferta de quase tudo, mais vida! 
Mal chegamos fomos logo ao Piolho comer uma francesinha. Bem sei que não é dos sítios recomendados para isso, mas eu gosto de lá ir, traz-me muito boas recordações...


Acomodamo-nos na casa da I., que tinha ido de férias e por isso nem nos vimos, e dormi uma sesta enquanto mr. Pannacotta acabava um trabalho, o que calhou lindamente para aguentar a noite de São João.



Éramos 14 à mesa, num pátio atrás dos clérigos, todos bem divertidos, sardinhas e vinho verde e a festa estava feita. Pela 1ª vez lancei balões de São João, lancei 4! A meio do jantar disse: "E se este ano, fossemos da ribeira até à foz?" - já dizia o Rui Veloso.

Ninguém disse que sim. Também ninguém disse que não. Ficou a deixa...

Dançamos muito no Guindelense, dançamos muito em Miragaia, Lordelo do Ouro... e à medida que fomos andando fomos perdendo elementos. Éramos 6 quando chegamos à foz (8km depois), eram 6h da manhã, depois de pipocas, feveras, cachorros e cervejas. Cumpri o objetivo, cheguei à foz. Para comemorar, lançamos o último balão, que era o de mr. Pannacotta.










Aos que bailam até ser dia

Claro que no dia seguinte dormimos toda a manhã.
A tarde serviu para fazer visita guiada ao rapaz, que mal conhecia o meu Porto.
Subimos à Ponte da Arrábida (pelo arco), para quem não sabe abriram as visitas no último fim de semana.





Por recomendação de uma das amigas fomos jantar ao restaurante Cruel, perto dos Aliados.
Diria que foi um dos melhores restaurantes que experimentei nos últimos tempos. Um experiência incrível! O menu divide-se em 3 secções, o cruel (mais arrojado e com surpresas), o cauteloso e o medroso (mais tradicional).
Claro que escolhemos tudo do cruel... Desde flores comestíveis que adormeciam a boca e intensificavam o paladar, bolas de berlim com salmão e wasabi, a cocktais secretos com petazetas... percorremos vários pratos únicos.











Saímos do restaurante e fomos para as galerias, fiz o roteiro dos meus bares preferidos: Galeria de ParisCasa do livroGin HouseEra uma vez e Plano B.
Mais uma vez, dormimos toda a manhã...

Durante a tarde mostrei as praias ventosas de Gaia a mr. Pannacotta e à noite jantamos em casa da querida Inspired e ficamos à conversa com eles, tão bom!

Último dia na cidade Invicta. Passear na Miguel Bombarda, Palácio de Cristal, Casa da música, umas voltinhas na roda gigante da rotunda da Boavista, compras em Santa Catarina, comprar fogaça da Feira, Pão de ló de Ovar, um manjerico para a anfitreã e regar os morangueiros dela, que nos deram muitos morangos bons enquanto lá estivemos.










E trabalhar, ontem, depois disto tudo?

12 comentários:

Inspired disse...

E eu já estou cheia de saudades tuas! <3

Jo disse...

Que fim-de-semana espectacular! :)

Ana Jähne disse...

muito bom voltar à cidade da gente, né?! mesmo quando ela já é outra.
tô ensaiando um pulo a portugal até o fim do ano... o plano era ver lisboa, mas você me deixou com vontade de ver o porto.

L. das horas disse...

Ana, eu acho que são duas cidades bem diferentes, mas as duas lindas! O Porto ganha pelas pessoas, Lisboa ganha pelas praias :)

Love Adventure Happiness disse...

Afinal sempre fizeste desporto... 8km numa noite dá para desmoer :p

Gaja Maria disse...

Que maravilha! São dias assim quenos enchem a alma :))

Eva Luna disse...

Só de ler fiquei cansada imagino tu :)

Eva Luna disse...

Só de pensar em deitar-me às 6 da manhã (que é a hora que me levanto) até se me dá uma pontada. :)

Eva Luna disse...

Só de pensar em deitar-me às 6 da manhã (que é a hora que me levanto) até se me dá uma pontada. :)

Eva Luna disse...

Só de ler fiquei cansada imagino tu :)

VerdezOlhos disse...

Isso é que foi bom!!!! :D

Maria disse...

que belo fim de semana :) :)