terça-feira, 3 de setembro de 2013

Conversas ao telemóvel

Vinha hoje de manhã no autocarro, para o trabalho. Entra uma rapariga a falar ao telemóvel, alto, com um aspeto assim-assim. Vinha a falar com uma amiga e claro que não consegui deixar de ouvir a conversa.


"... Ele compra jornais todos os dias, já viste o dinheiro que gasta? Para ler e depois deitar fora? É um desperdício de dinheiro, se formos a ver bem. Eu recebi e comprei umas sandálias cor de laranja, vi-as e gostei logo delas, prontos...

... nunca vi pessoas como os meus pais. Eles recebem e já estão a dizer que não têm dinheiro. Eu recebi, paguei logo 40€ que devia ao meu irmão, 20€ à minha mãe e 30€ ao meu pai...

...Saí do trabalho (pensava eu que vivia do subsídio de inserção, menos mal), fui a casa, vesti a minha filha (ainda há uma filha) e fui às compras. Comprei iogurtes, comprei fraldas, comprei atum, que eu gosto muito de massa com atum no dia seguinte. Comprei um perfume para mim e outro para a minha filha. E as sandálias. E prontos, comprei tabaco e fui ao café. E não ando a dizer que não tenho dinheiro. Ainda devo ter 45€... (wtf???? Hoje é dia 3... 45€ para o fim do mês??) 

...Queria comprar farinha, que só tenho meio pacote em casa, mas a minha irmã ainda me deve 20€. Já lhe pedi, mas ela disse que ainda não tinha recebido. Hoje vou-lhe pedir outra vez. E ainda tenho de receber do pai da minha filha... 

...Este mês mandei msg à minha outra irmã a pedir dinheiro. Nem me respondeu. Há-de precisar que não lhe vou emprestar..."


E a conversa continuou alegre e eu tive que sair. 
Há pessoas sem noção. Mal ganham dinheiro gastam tudo. Não sabem poupar nem gerir. Podiam ganhar mais dinheiro, iam ser sempre pobres. Tem filhos, tem vícios e gastos desnecessários, tinha unhas de gel a senhora... Há coisas que nunca vou compreender. É uma questão de educação, de objetivos e espírito. 
Para mim é pobreza de espírito.
E é triste.

8 comentários:

disse...

Realmente... que conversa surreal :S

As Duas na Letra disse...

ahaha ha pessoal que nao tem noçao.

Paulinha

Clementine disse...

Nunca entendi porque as pessoas adoram falar dessas coisas ao telefone, em voz alta, em sítios públicos...*

Moa disse...

Sem comentários!

béu disse...

Estou mesmo a imaginar a minha cara de chocada e nada discreta se tivesse sido eu a ouvir esta conversa...!

Jo disse...

Não podia estar mais de acordo contigo mesmo... É uma questão de educação sim senhora. O exemplo em casa vale ouro...!! Há coisas que eu realmente também nunca vou perceber...

Ana Rita Moreira disse...

Esse é o grande problema do nosso país! Gasta-se mais daquilo que se tem!!

R de Rita

Lynce disse...

Tens a certeza que a senhora em questão não pertencia aos gang dos cotas?